UEA leva mulheres do Lar das Marias para o Teatro Amazonas

Cerca de 20 mulheres entraram pela primeira vez no Teatro

 

 A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) promoveu, nesta quinta-feira (11/4), uma visitação das mulheres do Lar das Marias ao Teatro Amazonas. A parceria da Universidade junto à casa de apoio às mulheres com câncer já dura mais de quatro anos e conta com a participação de alunos e servidores.

Cerca de 20 mulheres do Lar das Marias, entre acompanhantes e pacientes participaram da ação de integração, juntamente com os alunos dos cursos de Pedagogia, Administração, Teatro, Enfermagem, Engenharia Elétrica, de Produção, Eletrônica e de Controle e Automação e servidores da UEA.

A estudante Luíza Oliveira, do curso de Pedagogia, falou sobre as expectativas quanto ao passeio. “Nesse evento eu espero conhecer, sentir tudo o que eu puder sentir e poder transmitir boas vibrações, não com algo material, mas com uma palavra amiga, um abraço, um toque. Acho que isso ajuda muito mais. Acredito que se você trabalhar o emocional ou psicológico de uma pessoa, automaticamente o físico dela melhora”.

Ao entrar no Teatro pela primeira vez, a paciente Jan Neves, 47, de Coari revelou: “Não costumo vir a Manaus a passeio, só para o tratamento. Não tenho palavras para explicar o sentimento de estar pela primeira vez no Teatro Amazonas, estou emocionada”.

Segundo o servidor da UEA, Messias Costa, a parceria da UEA com o Lar das Marias é uma atividade de extensão onde há participação de alunos das Escolas Superiores da Capital. “É um momento de interação da comunidade acadêmica junto com as meninas do Lar das Marias. O nosso propósito é que elas saiam do ambiente hospitalar e cheguem até a arte, que de certa forma, também contribui para o processo de tratamento”, explicou.

De acordo com a Assistente Social do Lar das Marias, Glaucia Souza, a importância do projeto é poder proporcionar essa atividade a elas, já que esse tipo de ação não é possível nos interiores onde moram. “A parceira da UEA com o Lar das Marias surgiu há um bom tempo e estamos sempre de braços abertos para acolhê-los. Temos o intuito de trabalhar a autoestima e a cura delas. Todas estavam com muita expectativa para virem hoje, já que nenhuma delas conhece o Teatro Amazonas”.

O Lar das Marias é uma instituição que abriga atualmente 21 mulheres de municípios do interior do estado, entre pacientes e acompanhantes, que vem a Manaus para tratamento contra o câncer na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

http://www.amazonas.am.gov.br/feed/

COMPARTILHAR