Desenvolvimento Sustentável: PPA do Amazonas contempla objetivos da Agenda 2030 do PNUD

Projeto em construção, o Plano Plurianual 2023 do Amazonas está incluindo em suas diretrizes os objetivos da Agenda 2030, uma lista de tarefas a serem cumpridas pelos governos, sociedade civil, setor privado e todos cidadãos na jornada coletiva para um futuro sustentável, definida pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre os 17 objetivos (ODS) definidos estão a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem estar e igualdade de gênero. As tarefas também relacionam trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, além de paz, justiça e instituições eficazes, entre outras demandas.

Na reunião realizada hoje, na Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), entre técnicos do Governo e executivos do Programa das Nações para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU que trata da Agenda 2030, foi tratado o acordo de cooperação técnica para troca de conhecimento, alinhamento de ações visando a estruturação das proposta no Plano Plurianual do Estado (PPA 2023).

O secretário de Estado de Planejamento Jório Veiga disse que o Governo está empenhado na promoção de um projeto de desenvolvimento em que as pessoas possam viver dignamente, com melhores condições de trabalho e oportunidades de crescimento pessoal.

Representante do PNUD, Ieva Lazaraviciute, disse que esse é o primeiro passo para a formulação de política pública identificadas com as metas definidas. “O desenvolvimento não pode ser mensurado somente por critérios econômicos. Na questão da educação, por exemplo, não basta apenas que as pessoas sejam alfabetizadas mas que tenham capacidade de processar informações”, exemplificou.

Foco – O PPA 2023 do Amazonas relaciona em cada uma de suas diretrizes, Desenvolvimento Sustentável, Qualidade de Vida e Modernização da Gestão Pública, um objetivo da Agenda 2030. Alinhado ao objetivo, que trata da promoção do crescimento econômico sustentável, inclusivo, emprego pleno para todos, o projeto de planejamento do Amazonas tem como diretrizes projetos com foco na diversificação da matriz econômica, a criação de programas de geração de emprego e renda alternativos com a promoção de cursos profissionalizantes e identificação de vocações e potencialidades econômicas locais, entre outros pontos.

A ampliação do acesso à educação com valorização do professor e atenção à melhoria da qualidade da educação básica, no eixo Qualidade de Vida, atende ao objetivo da Agenda 2030 de assegurar educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos.

http://www.amazonas.am.gov.br/feed/

COMPARTILHAR