Deputados repercutem a instalação do Procon Municipal em Manacapuru

 

Como resultado do Termo de Cooperação assinado no mês de maio de 2019, entre o Procon-AM, a Prefeitura e a Câmara Municipal de Manacapuru (a 68 km de Manaus em linha reta), intermediado pelo Ministério Público Estadual (MPE-AM) e a CDC/Aleam, o Procon Municipal será instalado em breve no município. Da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Álvaro Campelo (PP) comemorou o início do treinamento dos servidores municipais que vão atuar no novo órgão.

Este foi um dos assuntos tratados pelos deputados estaduais durante a Reunião Ordinária desta quinta-feira (15), que teve nove pronunciamentos e uma Cessão de Tempo, concedida pelo deputado Álvaro Campelo ao vereador Tio Silas (PP), para relatar a situação precária do fornecimento de energia elétrica no Município de Caapiranga (a 134km de Manaus em linha reta). O deputado disse que irá recorrer ao MPE para exigir a normalização dos serviços de energia na sede do município e comunidades rurais.

O deputado Abdala Fraxe (Podemos) fez referência à inauguração da Clínica da Família pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB) apelando à união das forças políticas para resolver os problemas da saúde da população do Amazonas. Falando também a respeito da saúde pública, Serafim Corrêa (PSB) abordou os benefícios do convênio entre governo do Estado e prefeitura de Manaus, para realização do Teste do Pezinho pelas unidades públicas de saúde estaduais e municipais.

O líder do PT na Casa, Sinésio Campos, confirmou a realização de Audiência Pública nesta sexta-feira (16), em Urucurituba (a 208 km de Manaus), para tratar do problema da segurança pública no município. Cabo Maciel (PR) relatou o atendimento de mais de mil pessoas pela Suhab nos conjuntos Cidadão e Novo Horizonte, em Itacoatiara (a 176km de Manaus em linha reta), além de projeto para a implantação de um PAC municipal.

Da tribuna da Casa o deputado João Luiz (PRB) abordou o tema do 8º Fórum de Bicicleta Manaus, que será realizado no Auditório Antônio Simões do Senai, no sábado (17) e no domingo (18). “A bicicleta como fonte de geração de renda e emprego”, destacando a introdução da bicicleta não só como esporte, mas também como meio de mobilidade em Manaus. Lembrou ainda que a Aleam vai ser o primeiro órgão público a instalar um Bicicletário em seu estacinamento.

A deputada Therezinha Ruiz (PSDB) demonstrou sua preocupação com os índices de evasão escolar no Amazonas, defendendo a aplicação de atividades esportivas e culturais como o ensino de língua estrangeira e rodadas esportivas nas escolas e praças das cidades. Também stiveram presentes à Sessão Plenária uma turma de alunos da escola Centro de Educação Integral (CETI) bilíngue Djalma Batista, que participaram do Programa Conhecendo o Legislativo.

 

Diretoria de Comunicação da Aleam

Texto: Isaías Oliveira

Foto: Rubilar Santos

 

COMPARTILHAR