3ª Feconati expõe produtos sustentáveis paea construção e decoração

286

feconati-2016

A Feira que acontece entre os dias 01 a 04 de junho em Atibaia destaca tecnologias e alternativas sustentáveis para a construção civil num momento em que mundo precisa repensar seu estilo de vida para garantir qualidade para as próximas gerações. Especialistas também ministram palestras com temas atuais sobre sustentabilidade e inovações do setor

Em meio à crise hídrica, energética, econômica no Brasil e outras questões ambientais que afetarão a humanidade daqui quinze anos, a FECONATI – Feira Internacional de Construção Sustentável traz ao mercado alternativas para o uso racional e sustentável da água e energias renováveis. Em sua terceira edição a feira se consolida em expor produtos de fabricantes de todo o país que visam solucionar problemas que agridem a natureza minimizando os impactos e contribuindo para uma qualidade de vida mais sustentável.

É sabido que os grandes vilões como a emissão de dióxidos de carbono, utilização desenfreada dos recursos naturais, combustíveis fósseis entre outros são culpados pelas tragédias ambientais, naturais, aquecimento global e todo desequilíbrio do Ecossistema. Visando apresentar soluções, principalmente para o mercado da construção civil, um dos maiores poluentes para este desequilíbrio, o grupo Perfil organiza mais uma vez a FECONATI.

As construções sustentáveis trazem uma série de inovações, no intuito de contribuir de alguma forma na economia de energia elétrica, água e outros recursos. Além de ajudar na preservação do meio ambiente, é uma ótima forma de evitar custos de manutenção que oneram os moradores de um condomínio por exemplo.

Veja alguns expositores:

Método Light Steel Frame

Entre os destaques da feira o método construtivo Light Steel Frame será apresentado pela Construtora Micura. Este processo causa menor impacto ambiental, fazendo com que a edificação tenha soluções ecoeficientes com materiais e tecnologia que propiciam uma construção saudável e sustentável, aproveitando e otimizando os recursos naturais. O resultado desta construção sustentável é: redução de 85% dos resíduos, o prazo da obra 3 vezes mais rápido e redução de 80% de emissão de CO2 são alguns dos benefícios adquiridos.

Reflety Revestimentos – Tintas Térmicas

Baseada em nanotecnologia a tinta térmica para telhado atua como isolante térmico, diminuindo o calor no interior das construções e se mostra uma excelente alternativa para diminuir os custos com energia elétrica de galpões, prédios e residências. A tinta térmica para telhado é uma das mais novas soluções para os prédios sustentáveis e residências verdes, já que reflete mais de 90% dos raios solares, impedindo que o calor se espalhe pelo ambiente interno das construções. Além disto, a tinta térmica vem sendo adotada para evitar a formação das ilhas de calor, muito comum nas grandes cidades.

METAL PAN Captação de Água Pluvial

Seu sistema inovador de captação de água pluvial. O SMCap é  um sistema modular de captação da água da chuva pensado em como reduzir os problemas e facilitar na captação e filtragem desta água que pode ser reutilizada em descargas, lavagem de roupas  e veículos, irrigação, tratamento e preenchimento de piscina e limpeza de chão e áreas externas.

Sua instalação é simples sem a necessidade de uma obra ou reforma, sua estrutura é construída em polietileno atóxico e armazena 1000 litros em tanques modulares conectados entre si. Sua base retangular, compacta e robusto é resistente aos raios UV e sua forma compacta pode ser instalada facilmente em qualquer espaço.

Uma solução necessária para o reuso e uso consciente da água com baixo custo e economia na conta de água.

Energ Geradores

Com mais de 30 anos de história a empresa apresenta soluções para a energia e uma das novidades é o grupo gerador menor chamado Guardian um equipamento a Gás Natural / GLP (sem emissão de gases derivado de petróleo). A ENERG também se preocupa com a Gestão Ambiental e a Responsabilidade Social e consciente do seu papel na sociedade e do seu compromisso com o meio ambiente, a empresa recolhe todos os resíduos produzidos em suas revisões, como óleo lubrificante, carcaça de baterias, elementos filtrantes, entre outros,  que são separados, acondicionados e enviados às empresas de reciclagem.

Massa Mais

Uma argamassa polímera e que substitui a argamassa cimentícia na alvenaria de vedação. Com selo verde e certificados a Massa Mais possui vantagens porque diminuiu os impactos na natureza, uma vez que não utiliza agua nem energia, não precisa de aditivos para aplicação já que vem em estado pastoso, não é tóxica, reduz 30%do custo da obra, não desperdiça material e reduz o peso da estrutura.

Kokedama

A bioarquitetura, a chamada arquitetura orgânica que prioriza a construção sustentável com uso de produtos como tijolo adobe, cimento queimado, bambu ou taipa de pilão, e matérias-primas naturais, recicláveis, de fontes renováveis.

A bioarquiteta e paisagista Vivian Stefania de Camargo apresenatrá seu método de construção em Superadobe – empilhamento de sacos preenchidos com terra, formando as paredes, posteriormente cobertas com reboco e pintura natural. E como paisagista mostrará seu incrível trabalho de Kokedama uma arte oriental onde o vaso é uma bola coberta de musgo e é uma variação do bonsai.

 

Planeta Acessível

Outra proposta de produtos que não só colaboram para minimizar os impactos na natureza, mas contribuam para a melhoria na qualidade vida e a Planeta Acessível, do grupo Plastem é uma dessas empresas que trará para Feconati sua gama de produtos acessíveis e customizados usados na construção cível como piso tátil, comunicação em braile e outras novidades.

A FECONATI conta ainda com ciclos de palestras diárias com temas atuais sobre sustentabilidade e inovações do setor coordenadas por empresas e instituições altamente capacitadas e renomadas como a Fundação Vazollin, Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental; CREA-SP, Associação de Produtores de Bambu (Aprobambu).

Destinada a engenheiros, construtores, empreiteiros, arquitetos, decoradores, estudantes, formadores de opinião e representantes de órgãos públicos a FECONATI abre para o setor da construção um mercado altamente em potencial. O uso racional dos recursos naturais e materiais sustentáveis são pilares que vieram para ficar e serão essenciais para manter o Meio Ambiente em harmonia atendendo a demanda do crescimento populacional.

A FECONATI também contará com stands de instituições como a ITEC que sem fins lucrativos está voltada para o segmento de ensaios para a construção e civil possui um laboratório que realiza ensaios de acordo com as normas técnicas vigentes e procedimentos específicos conforme a necessidade do cliente, garantindo a qualidade do seu produto.

Sobre a feira

Entre os dias 01 a 04 de junho de 2016 a cidade de Atibaia a 52 km da capital paulista e a 56 km de Campinas, será mais uma vez a sede da FECONATI – Feira Internacional de Construção Sustentável organizada pelo Grupo Perfil que visa apresentar ao mercado soluções sustentável para a construção civil.

Realizada num espaço de 220 mil m² com 12 m² de exposição na Estação Atibaia, a 600 m da Rodovia Fernão Dias, com total integração a natureza a feira contará também com ciclo de palestras durante o Seminário de Construção Sustentável.

Terceira Edição FECONATI – Feira Internacional da Construção Sustentável

Data: 01 a 04 de junho de 2016 | Horário: Das 10h às 20h

Local: Estação Atibaia
Endereço: Avenida Jerônimo de Camargo, 6308 – Atibaia – SP, 12944-000(próximo a rod. Fernão Dias, atrás do Hotel Bourbon)
A Entrada para A FECONATI é gratuita basta realizar o credenciamento diretamente no site.www.feconati.com.br

:: Revista Amazônia ::

Compartilhar