Ações do Dia Mundial de Combate à Aids se integram a agenda natalina do Largo de São Sebastião

92

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

Exposições, testes rápidos, abraço simbólico e outras ações que marcam o lançamento da campanha Dezembro Vermelho terão espaço ao lado da cantata de Natal na sexta-feira (1º/12)

As ações do Dia Mundial de Luta contra a Aids se unem à programação natalina promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) em parceria com o Fundo de Promoção Social (FPS), nesta sexta-feira (1º/12), no Largo São Sebastião, no Centro. Ao lado da cantata de Natal, realizada todos os dias dentro da agenda do “Natal Com + Amor”, o espaço vai receber exposições, testes rápidos, grafitagem e outras ações que irão marcar o lançamento da primeira edição da campanha Dezembro Vermelho em Manaus.

Voltadas à educação e à conscientização sobre o HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), as atividades no Largo terão início às 16h, sendo promovidas pelo Fórum Amazonas de OSC IST/HIV/Aids/Hepatites Virais e Tuberculose, em parceria com as coordenações Estadual e Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais e com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos das Pessoas Vivendo com HIV/Aids e Tuberculose, e apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da IES Materdei.

As ações vão abranger vários espaços do Largo, entre eles a Galeria do Largo, que vai receber a intervenção de fotografia “Transcendendo o mal de #vHIVer com HIV/Aids”, com projeções na fachada do prédio. A mostra terá registros dos fotógrafos Carlos Navarro Infante e Selma Maia retratando o dia a dia de nove pessoas soropositivas. A exposição em prol da Visibilidade PositHIVa é promovida pela Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids – Núcleo Amazonas (RNP+AM).

Grafitagem – Também a partir das 16h, o público presente poderá conferir uma atividade de grafitagem na área da praça, promovida por integrantes da Rede Nacional de Jovens Vivendo com HIV/Aids no Amazonas, ligada à Coordenação Estadual de IST/Aids. A praça será ainda palco para uma exposição de banners informativos das diversas OSCs (Organizações da Sociedade Civil) que trabalham no enfrentamento do HIV/Aids e de outras ISTs no Amazonas.

Em paralelo às atividades culturais, serão realizadas ainda ações de informação e conscientização sobre o HIV/Aids entre os transeuntes do Largo. Entre elas está a distribuição de preservativos e de informativos sobre prevenção, realizada pelos alunos do curso de Enfermagem da IES Materdei. Os visitantes do espaço terão ainda acesso a uma Unidade Móvel da Semsa, que vai disponibilizar ao público testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. As ações se estenderão até as 20h.

O ponto alto das atividades pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids será às 18h, com um abraço simbólico em torno do Monumento à Abertura dos Portos, compondo um laço humano no Largo. A ação vai marcar a abertura da primeira Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras ISTs – Dezembro Vermelho, com foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids.

O abraço coletivo também marca o início da cantata de Natal. Na sexta-feira, o espetáculo terá apresentações do Coral Musikart, com regência de Elton Neves; e do Coral Vozes da Caixa Econômica, conduzido pelo maestro Marcelo Leite. Os dois grupos irão entoar obras sacras e populares do repertório tradicional natalino.

As cantatas natalinas do Largo de São Sebastião integram a programação do “Natal Com + Amor”. A programação natalina do Governo do Amazonas vai promover ainda atividades culturais nos parques Cajual, Mestre Chico, Liberdade e São Raimundo, além do Centro Educacional de Tempo Integral Elisa Bessa Freire, que vai receber a Feira Criativa Natalina e Gastronômica.

Serviço: Programação “Natal Com+Amor” e Dia Mundial de Combate à Aids
Local: Largo de São Sebastião, Centro
Data/hora: Sexta-feira, dia 1° de dezembro, a partir das 16h
Acesso: Gratuito

Retirado de

Powered by WPeMatico

Compartilhar