Aleam instala Galeria com as 15 mulheres deputadas na história do Amazonas

39

 

O hall do subsolo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) ganhou na manhã desta terça-feira (10), a Galeria das Deputadas, um espaço idealizado para homenagear as mulheres parlamentares com fotos e resumo de suas biografias. Ao todo 14 ex-deputadas e a deputada Alessandra Campêlo (MDB) tiveram seus quadros inaugurados pelo presidente David Almeida (PSB), com a presença dos demais deputados, parentes e amigos das homenageadas, em cerimônia de descerramento do painel e do brasão do Legislativo.

Em seu breve discurso, o presidente David Almeida disse que não se faz nada sozinho e chamou a servidora Maria Auxiliadora de Melo Iwasaka, da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, para apresentá-la como autora do projeto da Galeria das Deputadas e transferir os aplausos para ela. O deputado lembrou que as mulheres deputadas ajudaram a construir a história do Parlamento, e o painel à porta de entrada da Assembleia Legislativa faz parte do reconhecimento de sua atuação em favor da sociedade.

Declarando-se feliz em poder homenagear as 15 mulheres que atuaram no Parlamento amazonense em toda a sua história, David Almeida apontou para o painel e disse que ainda restam 15 vagas em aberto. “Quem sabe esse seja o ano em que as mulheres, que tem 30% das vagas e dos financiamentos partidários, possam vir em maior número ocupar seu espaço?”, disse, desejando em seguida que as mulheres, que são a maioria na população brasileira, possam assumir o seu protagonismo real na política.

Falando em nome das ex-deputadas, Betty Suely Lopes lembrou sua atuação em dois mandatos sucessivos (1987 a 1994), tendo participado como deputada constituinte em 1989, e ocupado a 1ª e a 2ª vice-presidência da Casa, presidido comissões técnicas e a assumido a liderança do governo, concluindo com o reconhecimento à homenagem prestada pela Assembleia Legislativa. Alessandra Campêlo foi a segunda oradora, também destacando sua atuação e o reconhecimento às ex-deputadas que passaram pelo parlamento, porém lamentando que a representatividade da mulher continue muito baixa no Legislativo.

O painel Galeria das Deputadas contém, além das fotos de cada uma das 15 deputadas que passaram pela Casa – da primeira a ser eleita, Maria de Maria de Miranda Leão (1935-1937), passando por figuras de destaque como a ex-deputada e senadora Eunice Michiles, Maria do Socorro Dutra, titular em três legislaturas (1975 a 1986) e suplente em outras duas (1988-90 e 1992-94), Beth Azize, titular em duas legislaturas (1979 a 1986), sendo a 1ª presidente (1983-84) – as informações históricas contidas nos anais oficiais da Aleam, com os relatos atendo-se aos fatos históricos das atuações parlamentares das mulheres deputadas amazonenses.

Ex-deputados

Durante a cerimônia o presidente David Almeida anunciou para os próximos meses a instalação de uma sala destinada ao acolhimento dos ex-deputados, a fim de evitar que eles, ao chegarem à Assembleia, fiquem andando pelos corredores sem ter onde ficar. “Os ex-deputados vão ter uma sala com toda uma condição para se reunir, se encontrar, receber alguma pessoa, contando ainda com apoio de um servidor da casa. Isso faz parte do reconhecimento do trabalho de homens e mulheres que se dedicaram à democracia e à política amazonense”, finalizou.

Retirado de www.ale.am.gov.br

Compartilhar