A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e a Secretaria Municipal de Saúde de Itacoatiara inauguraram os espaços nesta terça-feira (13)

Três espaços de saúde foram inaugurados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Itacoatiara, na manhã desta terça-feira (13), na Unidade Prisional de Itacoatiara. Um Centro Materno Infantil e dois consultórios, sendo um odontológico e outro psicossocial, foram construídos e adaptados com equipamentos modernos para oferecerem serviços de atendimento básico e especializado para os internos da unidade do município.

consultorio-odontologico-manaus-500x333
FOTO: EMANOELLA ROSÁRIO/SEAP

Para a construção dos espaços foram utilizados recursos federais oriundos do Fundo Nacional de Saúde, repassados mensalmente ao Fundo Municipal de Saúde, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde de Itacoatiara, recurso este destinado à aplicação na saúde do sistema prisional no município. A Seap contribuiu com o diagnóstico das maiores necessidades de atendimento, além do suporte, orientação e acompanhamento de todos os procedimentos e equipamentos que deveriam ser adquiridos.

Prioridade – O coordenador de saúde estadual do Sistema Penitenciário, Williams Damasceno, acompanhou todo o processo de construção e adaptação dos espaços e ressalta a importância da assistência de saúde para a pessoa privada de liberdade.  “Nós entendemos que a saúde no sistema prisional é prioridade, e precisa ser vista dessa forma. As pessoas podem estar privadas de liberdade, mas não estão privadas da sua saúde. Em 2014 nasceu a Política de Saúde Prisional, que foi quando o Estado como um todo vislumbrou a possibilidade de prestação mais digna a saúde da população privada de liberdade. Isso vem se tornando realidade nessa gestão da Seap, que acredita que essas iniciativas podem dar certo”.

Estrutura – O Centro Materno infantil possui duas camas e dois berçários para atender a população feminina da unidade que atualmente possui 27 internas. O consultório também possui local adequado com equipamentos ginecológicos. O consultório odontológico possui cadeira para atendimento, equipamentos e medicação necessária para as consultas.  O consultório psicossocial será usado para acompanhamento social e psicológico voltado para todos os internos da unidade que atualmente possui 180 internos.

Para a secretária Municipal de Saúde de Itacoatiara, Laene Conceição Gadelha, o apoio da Seap em orientar como os recursos deveriam ser utilizados para a saúde prisional, foi primordial para que o projeto fosse implantado. “Os internos da unidade de Itacoatiara fazem parte da população da cidade, e devem receber atenção digna de saúde. Dessa forma fomos em frente para que os consultórios saíssem do papel e pudessem se tornar realidade para essas pessoas que precisam de atenção médica”.

Na ocasião da inauguração dos espaços a secretária Municipal de Saúde de Itacoatiara recebeu das mãos do coordenador de saúde estadual do Sistema Penitenciário, uma placa em homenagem pelos serviços prestados e pela contribuição, dedicação e incentivo a saúde e qualidade de vida da pessoa privada de liberdade.

Amazonas

Compartilhar