Corpo de Bombeiros inicia as atividades do programa Bombeiro Mirim 2018 na capital

77

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) retorna, nesta sexta-feira (19/01), as atividades do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom). Nesta primeira fase do programa, o grupo de 30 crianças da comunidade da Vila da Felicidade volta do recesso escolar somando com mais duas turmas com 55 bombeiros mirins que iniciam ainda no primeiro trimestre de 2018 na zona leste de Manaus.

O programa foi criado no interior do Estado e em outubro de 2017 iniciou a expansão para a capital. Em Manaus, o Proebom conta com a parceria entre CBMAM, Prefeitura Municipal de Manaus e Cruz Vermelha Brasileira – Amazonas, com uma carga horária de 60h, visando à integração entre os alunos e a comunidade com a proposta de formação e conscientização cidadã. O programa social funciona na Cozinha Comunitária da Vila da Felicidade e nas Instalações do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.

De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Mauro Freire, “as integrações irão contribuir na formação das crianças e adolescentes utilizando como referência os valores de cidadania e civismo, tais como ética, respeito às diversidades culturais, valorização e preservação ambiental, compromisso com as ações básicas de saúde, além da inserção do aluno no mundo globalizado de forma a desenvolver consciência cidadã e o senso crítico transformador”, frisa o comandante Mauro Freire.

Atualmente, coordenando o projeto na capital, o tenente-coronel QOBM Alexandre Martins, destaca os objetivos do programa para o ano de 2018. “Neste primeiro momento, estamos dando a continuidade ao trabalho iniciado no ano passado e que será  concluído em março deste ano. Vamos fazer um sistema de rodizio de forma que todos os alunos-destaque retornem ao projeto e iniciar duas turmas na zona leste de Manaus em bairros diferentes quando uma nova turma será iniciada, muito provavelmente no início do mês de abril”, disse a autoridade militar.

Materiais e equipamentos – Além do inicio das atividades do Proebom, o 1º Batalhão de Incêndio vai receber um reforço nos equipamentos destinados ao salvamento em altura e terrestre, conforme explica o comandante-geral Mauro Freire. 

“Esta é uma renovação e reforço dos equipamentos e ferramenta de trabalho do Corpo de Bombeiros. Quero destacar que o investimento de aquisição foi cerca de R$ 15 mil. Dentre os objetos que compõe o material estão macas, luvas, capacetes, mosquetão, cabos, freios em oito, polias, croquis, óculos de proteção e outros. Vale ressaltar ainda que esse equipamento possui certificação americana para uso de bombeiros, mostrando a seriedade e qualidade do material”, enfatizou o coronel Mauro Freire.

Retirado de

Powered by WPeMatico

Compartilhar