Curso online sobre Energias do Biogás está com inscrições abertas

158
Curso online sobre Energias do Biogás está com inscrições abertas

Já estão abertas as inscrições para a nova turma do curso “Atualizações em Energias do Biogás”. O curso é oferecido integralmente a distância pelo CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás) e pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu, por meio do Centro Internacional de Hidroinformática. 

Os interessados devem realizar sua inscrição online até o dia 22 de julho pelo site www.cibiogas.org. O curso tem carga horária de 110 horas, distribuídas em três meses de duração, com o acompanhamento de tutores especializados. 

Nos conteúdos disponíveis em português, espanhol e inglês, estão temas como o cenário das energias renováveis no Brasil; o marco regulatório para a produção de biogás e biometano; e avaliação financeira de projetos em agroenergia voltados ao biogás.

Segundo Marcelo Alves de Sousa, gerente de Relações Institucionais do CIBiogás, o curso é uma oportunidade de atualização importante, tanto para profissionais da área como produtores rurais que buscam soluções para reduzir os passivos ambientais de suas propriedades: 

“A importância é para o que o profissional conheça um pouco mais o biogás, que ele saiba que, por exemplo, principalmente no estado do Paraná tem uma alta capacidade de produção de biogás em função da quantidade de animais confinados e a quantidade de resíduos da agricultura disponível. E muitas vezes as pessoas estão com problemas com os passivos ambientais causados por esse excesso de biomassa (em função desses dejetos de animais confinados), e até proibidas pelo Iapar de aumentar o número de animais confinados porque não conseguem tratar essa biomassa. E quando a pessoa faz esse curso vai perceber que esse passivo ambiental, esse problema que ela tem, pode se converter numa solução para os problemas ambientais da região dela, inclusive com uma proposta de ganho financeiro, além do ganho ambiental, porque a pessoa vai aprender a produzir biofertilizante (que pode ser utilizado na própria propriedade) e entender que com o biogás se pode gerar energia térmica, elétrica e até combustível”

Desde 2011 – quando a primeira turma foi aberta – cerca de 800 pessoas de 23 países foram capacitadas durante o curso. O CIBiogás também oferece o curso de Gestão Territorial Aplicada à Água e Energia e, em breve, ofertará uma capacitação sobre Biodigestores. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contatoead@cibiogas.org ou pelo telefone (45) 3576-7022.

CONTEÚDOS

Compartilhar