Detran-AM inicia operação “Volta às Aulas” nesta segunda-feira (19)

60

FOTO: Aguilar Abecassis / Secom
FOTO: Aguilar Abecassis / Secom

  

O ano letivo da rede estadual, municipal e particular de ensino iniciou efetivamente. Pensando na segurança de pais e alunos, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) promove a campanha “Volta às aulas” para conscientizar pais e alunos sobre a importância de tomar alguns cuidados nas vias públicas e garantir a segurança no trajeto de ida e volta à escola. As ações iniciaram, na manhã desta segunda-feira (19/09), em frente ao Colégio Adalberto Vale, localizado na avenida Via Láctea, na Morada do Sol, zona sul de Manaus.

Segundo o diretor presidente do Detran-AM, Vinicius Diniz, técnicos em educação de trânsito do órgão irão percorrer as escolas públicas e particulares da capital levando mensagens sobre ações preventivas que devem ser adotadas para que tenhamos um trânsito seguro na cidade de Manaus. “Nosso objetivo é chamar atenção de pais, alunos e professores para o compromisso que todos devemos ter em preservar vidas. Queremos trabalhar diretamente com as crianças, para que elas sejam transmissoras da nossa mensagem”, afirma.

 A campanha irá orientar quem vai para a escola de carro, de motocicleta, de bicicleta e a pé. Segundo Leonice Reis, técnica especialista em Educação de Trânsito do Detran-AM, todos têm responsabilidades no trânsito, com a sua vida e com a vida de terceiros. “Os pais que levam os filhos de carro para a escola devem manter o veículo em condições de uso, com revisões em dia. Crianças até um ano devem ser transportadas em cadeirinhas de bebê conforto presas com o cinto de segurança e sempre de costas para o banco da frente. Jamais levar o bebê no colo”, enfatiza Leonice. Ela lembra que o não uso adequado da cadeira é uma das principais irregularidades constatadas nessa época do ano.

Orientações – Crianças de 1 a 4 anos devem viajar na cadeirinha apropriada para o seu peso e altura, com o cinto de segurança afivelado. A melhor posição para a cadeirinha é no meio do banco traseiro. De 4 a 10 anos deve usar suporte especial para adequar a altura da criança ao correto posicionamento do cinto de segurança.

 O assento de elevação deve estar preso ao cinto. Jamais usar almofadas, travesseiros ou outros objetos soltos, pois em caso de freada podem escorregar e causar o estrangulamento da criança. Após 10 anos, a criança pode sentar no banco dianteiro ou traseiro, sem a necessidade de suporte especial, mas com o cinto de segurança, desde que tenham altura que permita dobrar os joelhos na borda do assento sem tirar as costas do encosto do banco.

 Abordagens – As abordagens são em caráter preventivo e educativo, com distribuição de material promocional e orientações práticas. A campanha visa conscientizar a comunidade escolar sobre atitudes fundamentais para a segurança do cidadão, por isso está abordando temas como travessia segura, situações de embarque e desembarque de passageiros, uso do cinto de segurança, da cadeirinha, assento de elevação, uso do celular ao volante, entre outros. As ações serão intensificadas nas imediações de escolas durante todo o mês de fevereiro.

Retirado de

Powered by WPeMatico

Compartilhar