Dia do Assistente Social é comemorado com Sessão Especial

61

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizou na manhã desta segunda-feira (14) uma Sessão Especial em homenagem ao Dia do Assistente Social, comemorado nesta terça-feira, 15 de maio. A homenagem foi proposta pelos deputados Luiz Castro (Rede), Dr. Gomes (PRP) e Sinésio Campos (PT). Estiveram presentes à cerimônia profissionais e instituições da área de serviço social, além de estudantes universitários.

O deputado Luiz Castro, primeiro a se pronunciar, destacou a importância do trabalho dos assistentes sociais para todos os setores da sociedade, e que os mesmos são essenciais na construção de uma sociedade digna e justa. “Esses profissionais atuam nas causas das crianças, adolescentes, idosos, saúde, educação, portadores de necessidades especiais, entre tantas outras”, enumerou. Por isso, para o parlamentar, é preciso reconhecer e valorizar sempre o trabalho desta categoria.

Na sequência, o deputado Dr. Gomes, que presidiu a Sessão Especial, homenageou os assistentes sociais afirmando que estes são “os médicos dos problemas sociais”. Segundo Dr. Gomes, assim como os médicos cuidam das doenças do corpo, os assistentes sociais lutam para curar as enfermidades da sociedade, buscando incansavelmente soluções para os problemas enfrentados por essa sociedade. “Essa homenagem é para reconhecer a relevância desse profissional”, afirmou.

O deputado Sinésio Campos (PT) fez questão de ratificar as palavras dos deputados Castro e Dr. Gomes, e endossou o reconhecimento e valor ao trabalho dos profissionais dessa categoria. “A Assembleia Legislativa hoje, em nome do povo do Amazonas, diz muito obrigado aos assistentes sociais que trabalham pelo bem do próximo, trabalham por pessoa que precisam da mão amiga de vocês”, declarou, complementando que a gratidão e reconhecimento devem sempre ser praticados.

Missão prioritária

Falando em nome dos profissionais homenageados, a presidente do Conselho Regional de Serviço Social – 15º Região Amazonas/Roraima (Creass-15º Região AM/RR), Andrea Cavalcante, destacou a missão prioritária de assegurar o acesso dos cidadãos aos bens e serviços públicos, atuando na defesa dos direitos sociais.

Segundo a presidente do Creass, o profissional de assistência social enfrenta o desafio diário de assegurar esses direitos, que sofrem desmontes pela atual situação político, social e econômica brasileira. “O desmonte desses direitos sociais reflete no trabalho do assistente social, e por isso, nós temos que resistir e conquistarmos cada vez mais nossos espaços”, declarou.

Durante a cerimônia, Andrea Cavalcante recebeu, em nome do Creass, uma placa comemorativa e de agradecimento pelos serviços realizados pela instituição. A placa foi entregue pelos deputados autores da Sessão Especial. Cada parlamentar também homenageou profissionais que se descaram no exercício da profissão, entregando certificados de honra ao mérito. A seguir, segue a lista das homenageadas por cada deputado.

Homenageadas pelo deputado Sinésio Campos:

Maria Gorete da Silva

Delmarina no Nascimento da Silveira

Vanderleide da Silva Saraiva Leão

Cláudia do Nascimento Novo

Sandra Cavalcante Silva

Aparecida Lemos

Marilene Vieira

Homenageadas pelo deputado Luiz Castro:

Ângela Maria Matos do Nascimento

Edilene Pessoa Gomes Castro

Ione Teixeira Filgueiras

Liliane Cruz dos Santos

Lindoneide Lima Parédio

Maria Barros Alfaia dos Santos

Maria do Perpétuo Socorro da Costa Monteiro

Maria Francenilda Gualberto de Oliveira

Maria Glória Carvalho da Silva

Tânia Regina Rodrigues Moraes

Terezinha da Silva Araújo

Wanja Socorro de Sousa Dias Leal

Homenageadas pelo deputado Dr. Gomes:

Lucinda Ribeiro Costa

Paula Maria Freitas Cardoso

Maria das Graças Soares Prola

Almira dos Santos Carvalho

Joana Teixeira

Maria José Alves de Araújo

Izabel Cristina Menezes

Amanda da Silva Lima

Valéria Farias

Maria do Perpétuo Socorro de Oliveira

Ana Carolina Afonso Gomes

Elenivete Afonso Gomes.

Retirado de www.ale.am.gov.br

Compartilhar