Eletrobras Distribuição Alagoas ganha o Prêmio Selo Verde Chico Mendes pelo Projeto Luz do Saber desenvolvido pelo Instituto EFORT

39

Por: Revista Amazônia

Projeto-Luz-do-Saber-2-700x394 Eletrobras Distribuição Alagoas ganha o Prêmio Selo Verde Chico Mendes pelo Projeto Luz do Saber desenvolvido pelo Instituto EFORT Projeto Luz do Saber 2Notícias sobre o desperdício dos recursos naturais, impactos ambientais por má gestão ou descaso são frequentes. Há alguns anos tem se divulgado que a falta de água é iminente, atualmente cerca de 770 milhões de pessoas em todo mundo não tem acesso à água potável e, segundo a UNESCO até 2050, 60% da população mundial irá viver em stress hídrico.

A escassez de água não se deve apenas pela falta de chuvas, mas também pelo grande aumento populacional e indústrias que consomem muita energia elétrica na fabricação de seus produtos e outros fatores como a intensa urbanização sem planejamento, práticas agrícolas inadequadas e poluição.Unidade-Móvel-Projeto-Luz-do-Saber-2-700x324 Eletrobras Distribuição Alagoas ganha o Prêmio Selo Verde Chico Mendes pelo Projeto Luz do Saber desenvolvido pelo Instituto EFORT Unidade M  vel Projeto Luz do Saber 2

Para mudar este panorama governos do mundo todo e instituições se mobilizam cada vez mais para melhorarem as condições de vida no planeta por meio de programas e projetos de conscientização e criação de ações socioambientais responsáveis.

O Projeto Luz do Saber, que tem o apoio do Ministério de Minas e Energia e ANEEL, faz parte integrante do Programa de Eficiência Energética da Eletrobras Distribuição de Alagoas, executado pelo Instituto Efort que (com sede na cidade de São Paulo oferece soluções para Meio Ambiente, Energia, Recursos Hídricos e Tecnologia da Informação). O projeto percorreu 30 municípios alagoanos levando conhecimento e orientação.

Este projeto tem como estratégia a utilização de uma unidade móvel de educação que aborda o uso eficiente de energia elétrica visitando escolas com o objetivo de capacitar professores do ensino fundamental e médio e orientar os alunos sobre como combater o desperdício de energia elétrica no lar.

A Unidade Móvel conta aparelhagem áudio visual, experimentos interativos, recursos didáticos de última geração instalados em um baú especial, sobre caminhão que quando estacionado possui um avanço lateral que duplica seu espaço e se transforma em uma sala de aula tipo laboratório.Projeto-Luz-do-Saber-700x394 Eletrobras Distribuição Alagoas ganha o Prêmio Selo Verde Chico Mendes pelo Projeto Luz do Saber desenvolvido pelo Instituto EFORT Projeto Luz do Saber

Essa Unidade conta com vários experimentos, testes que representam as situações de consumo de energia elétrica nas residências, visando conscientizar as mudanças necessárias dos hábitos de consumo, a fim de combater o desperdício de energia e proteger o meio ambiente. ”O combate ao desperdício evita ou adia a construção de novas usinas geradoras de energia e com isto, previne-se novos impactos ambientais”, diz Regina Maciel, Presidente Executiva do Instituto Efort.

Ao final são entregues certificados oficiais que qualificam os professores como multiplicadores do Programa de Conservação de Energia Elétrica – Procel, e conscientiza a população estudantil sobre a importância destas mudanças de hábitos.

O Projeto Luz do Saber visitou 292 escolas onde capacitou mais de 1.900 professores e orientou mais de 64.000 estudantes desde 2011, sempre visando a sustentabilidade no planeta e tendo a educação como agente transformador da sociedade.

Avaliado pelo Procert – Programa de Compromisso com a Gestão Socioambiental Responsável do Instituto Chico Mendes, que tem por objetivo reconhecer, promover e incentivar o desenvolvimento sustentável na cadeia produtiva, gestão pública e serviços, através do o Projeto Luz do Saber, a Eletrobras Distribuição Alagoas está apta a usar o Selo Verde na categoria Ação Socioambiental responsável.Unidade-Móvel-Projeto-Luz-do-Saber-1-700x324 Eletrobras Distribuição Alagoas ganha o Prêmio Selo Verde Chico Mendes pelo Projeto Luz do Saber desenvolvido pelo Instituto EFORT Unidade M  vel Projeto Luz do Saber 1

A premiação acontecerá da 20 de março no Clube Sírio no mesmo dia do 4º Fórum Empresarial Chico Mendes de Sustentabilidade, onde além da premiação haverá palestras e painéis de discussão abordando temas de Educação Ambiental.

Sobre o Instituto Efort.

o Instituto Efort vem realizando projetos de cunho socioambiental, educacional e inclusão social atuando fortemente nas áreas de Energia, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Tecnologia da Informação e Comunicação promovendo o desenvolvimento humano com ações sociais, culturais e educacionais.

Já executou trinta unidades móveis para diferentes concessionárias de energia do Brasil, inclusive no exterior. São eles Energisa, Elektro, Celpe, Furnas, Celpe, Coelba, Eletrobras Rondônia, Copel, já desenvolveu projetos de pesquisa e desenvolvimento para Microsoft, VIVO, incluindo projetos e parcerias no Canada com a CompuCorps e com o William Davidson Institute da Universidade de Michigan nos EUA e Paraguai com a Itaipu.

Seus projetos sempre objetivam a redução de custos, a melhoria da qualidade e a introdução de novas tecnologias através de planejamento estratégico.

O Instituto Efort tem também parceria com a Prefeitura da Cidade de São Paulo, em que a prefeitura colabora com os custos operacionais e o Efort oferece seu espaço e know-how com cursos de capacitação para deficientes oferecendo cursos básicos gratuitos de informática, oficinas especiais de robótica, games, aulas de capoeira, orientação educacional e vocacional e uso livre da internet com acessibilidade para todo tipo de deficiência.

Instituto Efort

Rua Fabrício Vampré, 67 –  Vila Marina – São Paulo

Tel: (11) 5083-7100

www.institutoefort.org,br

variedades – Revista Amazônia – Muitas Amazônias uma só revista

Compartilhar