Em Manaus, 7º Torneio da Amizade de Atletismo Master reúne aproximadamente 400 atletas na Vila Olímpica

48

WhatsApp Image 2018-02-25 at 10.30.54
WhatsApp Image 2018-02-25 at 10.30.54

A pista da Vila Olímpica de Manaus, no Dom Pedro, zona centro-oeste da capital, recebeu a 7ª edição do Torneio da Amizade de Atletismo Master, realizado pela Associação Master de Atletismo do Amazonas (Amam). O evento, que conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), teve aproximadamente 400 atletas inscritos, que tiveram a opção de disputar algumas das 14 provas oferecidas pela organização do torneio como 100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 5.000m, 10.000m e 3.000m com obstáculo, lançamento de disco, dardo, martelo e martelete, arremesso de peso e salto em distância.

A competição abrangeu profissionais e amadores, que puderam escolher competir participar do revezamento 4×100 e mais três provas. Houve, ainda, a participação de atletas com deficiência visual e cadeirantes. A presidente da Amam, Rute Velnecker, disse que o evento superou suas expectativas, pois a procura para participação nas provas foi acima do esperado. Além dos atletas amazonenses, houve inscrições de pessoas de Santarém (PA), João Pessoa (PB), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), São Paulo (SP) e, ainda, competidores de outros países como Argentina, Venezuela e Chile.

“É maravilhoso ver que os atletas apreciam e fazem parte das iniciativas promovidas pelo nosso esporte. Essa competição foi criada para promover exatamente essa interação com o esporte e com as famílias dos competidores, de modo a permitir que mais do que uma prática esportiva, o atletismo seja também uma forma de estreitar os laços com os familiares e amigos, principalmente aqueles adquiridos por meio do esporte”, disse a presidente da Amam.

Ainda de acordo com Rute Velnecker, o atleta Roberto Loio, de 74 anos, foi o participante de maior idade registrado na competição. Para ela, é muito importante a participação de pessoas de todas as idades, pois ajuda na manutenção da qualidade de vida. Além disso, o torneio serviu para que os praticantes pudessem ser selecionados para representar o Amazonas em duas competições a nível nacional e mundial.

“Em setembro, haverá um mundial de atletismo em Málaga, na Espanha e, no mês seguinte, terá uma competição referente aos 110 anos da Imigração Japonesa que será realizada na cidade de São Paulo. Em ambas, esperamos levar representantes e nosso objetivo, com esta competição é selecionar 30 atletas para o evento em outubro e 15 profissionais para o mundial. Acredito nos talentos do Amazonas e do Brasil, e creio que nosso evento servirá de descoberta e redescoberta de competidores do nosso esporte”, afirmou Velnecker.

A presidente da Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas (Fedaeam), Marleide Borges, destacou o sucesso da competição, que teve uma quantidade muito grande de pessoas interessados. “Graças a Deus pudemos promover a saúde por meio do esporte e, o mais importante, conseguimos estimular a prática de atividades físicas e, em especial, o atletismo que, com certeza, terá novos adeptos. É muito satisfatório ver que atletas antigos continuam disputando e praticando a modalidade e que novos estão surgindo”, afirmou.

Pela primeira vez em Manaus, o argentino Sascha von Lapcevic, de 71 anos, participou do evento e viaja o mundo todo para competir e ensinar sobre o atletismo, em especial sua prova, a marcha atlética. “Manaus tem uma grande comunidade de atletismo, mas, infelizmente, não consegue reunir-se. Então eventos como este vêm para promover a junção dos atletas e estimular a prática do esporte para pessoas de todas as idades, mas principalmente aqueles que já estão na idade da categoria Master (a partir de 35 anos). Este ano, haverá um campeonato mundial e esta é uma competição para averiguar os índices e a aptidão do atleta para participar de algo maior, ou seja, é muito importante”, afirmou.

Com 61 anos de idade, João Mendonça, mais conhecido como o “atleta do tênis trocado”, competiu nos 100m, 200m, salto em distância e revezamento 4×100, e disse que competições como essa são um estímulo para a melhoria da qualidade de vida dos atletas master.

“Sou ex-fumante e há seis anos descobri que sou diabético. Apesar de algumas complicações que podem vir a surgir por conta do avançar da idade, encontrei no atletismo uma maneira de me manter mais saudável e de curar um vício que me fez mal durante muitos anos da minha vida e que hoje não recomendo para ninguém. O esporte me fez ser uma pessoa melhor e eu sou eternamente grato por isso.

Homenagens – Além das premiações para os três primeiros colocados nas provas do 7º Torneio da Amaizade de Atletismo Master, haverá ainda uma homenagem a 30 atletas do Amazonas, que foram destaque no ano de 2017. Entre os homenageados estão pessoas que competem dentro e fora do Brasil e já trouxeram muitas conquistas para o Estado em quase todas as provas do esporte.

A secretária da Sejel, Janaina Chagas, falou da felicidade de poder apoiar um evento como o Torneio da Amizade de Atletismo Master, que reúne tantos atletas experientes. “Todas essas pessoas são exemplo de alegria, é muito bom poder acompanhar uma competição como esta, com tantos atletas experientes e apaixonados pelo atletismo. Eles e a organização do Torneio da Amizade estão de parabéns”, comentou a secretária.

Mais informações: Rute Velnecker:99337-1386

FOTOS: TÁCIO MELO

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel

Responsável: Lorenna Serrão – (92) 98181-2560

Endereço: Avenida Pedro Teixeira, número 400, Fundação Vila Olímpica de Manaus, bairro Dom Pedro | CEP: 69040-000, Manaus –AM | Fone:  (92) 3238-9210 / 98842-9609

asscomsejel@gmail.com | www.amazonasesporte.am.gov.br  | www.facebook.com/sejeloficial?ref=hl | @sejelam

Retirado de

Powered by WPeMatico

Compartilhar