Governo do Amazonas promove 1° Workshop sobre Pesca Esportiva

54

O Governo do Amazonas realiza, nos dias 5 (quinta-feira) e 6 (sexta-feira) de abril, a partir 9h, no Centro de Convenções do Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus, o 1 º Workshop sobre Pesca Esportiva no Amazonas. A expectativa é reunir 800 pessoas nos dois dias, dentre elas, os atores da cadeia produtiva do segmento, como a indústria, serviços, comércio, agricultura e o turismo.

O evento é inédito no Amazonas e tem como objetivo principal discutir o Plano Estadual para o Desenvolvimento da Pesca Esportiva, que está sendo elaborado pelo Governo do Estado. Atualmente, o segmento atrai cerca de 10 mil turistas e profissionais por temporada e movimenta mais de R$ 50 milhões por ano no Estado.

O encontro será realizado pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) e conta com apoio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa). O evento terá a participação de representantes de 28 municípios amazonenses com potencial para a pesca esportiva.

Consolidação – De acordo com o secretário da Sema e presidente do Ipaam, Marcelo Dutra, o workshop será uma grande oportunidade para o segmento da pesca esportiva no Amazonas trocar experiências e construir novos projetos para o incremento e o fomento da atividade. “Precisamos identificar os atores da cadeia produtiva, consolidar políticas públicas e colocar o Estado como o exemplo da pesca esportiva no cenário nacional”, disse.

Para o presidente da Amazonastur, Orsine Junior, o Workshop vem contribuir ainda mais para consolidar a pesca esportiva no cenário turístico do Brasil. “Estamos seguindo as determinações do governador Amazonino Mendes de ordenar e fomentar a pesca esportiva, que hoje é um dos nossos principais atrativos turísticos e contribui diretamente com a economia do Estado. Além disso, com esse trabalho podemos ampliar as ações promocionais do destino voltadas para os amantes do segmento”, destacou.

Palestrantes de destaque ─ O encontro contará com a participação especial do ícone da pesca esportiva nacional, Nelson Nakamura. Campeão do Cruzeiro de Pesca da Associação dos Pescadores com Iscas Artificiais (Apia), Nakamura será um dos 14 palestrantes convidados para o evento e, no primeiro dia, vai abordar o tema “Panorama da pesca esportiva e competições profissionais no Brasil”.

O gestor da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã, Cristiano Gonçalves, vai apresentar as principais ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, no que diz respeito às regras e o uso sustentável dos ambientes aquáticos, naquela Unidade de Conservação (UC), que abrange os municípios São Sebastião do Uatumã, Itapiranga e Presidente Figueiredo.

O presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, será o representante do segmento industrial e vai ministrar palestras sobre o tema “Oportunidade de negócios, indústrias e pesca esportiva”. O empresário irá mostrar o panorama da entidade no trabalho de captação de investimentos nacionais para fabricação de equipamentos para a pesca esportiva.

Retirado de

Powered by WPeMatico

Compartilhar