Ministério da Saúde certifica Amazonas como 1º lugar no acompanhamento aos beneficiários do Bolsa Família

50

FOTO: Divulgação/Susam
FOTO: Divulgação/Susam

 

O Ministério da Saúde (MS) entregou ao Amazonas, nesta terça-feira (13/2), certificado reconhecendo o estado como primeiro lugar na cobertura e acompanhamento de saúde aos beneficiários do programa Bolsa Família. A meta estadual, de alcançar 80,5% das famílias nos 62 municípios do Amazonas, foi superada, atingindo 88,25%.

A entrega do certificado para a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e os municípios ocorreu durante a abertura do Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica. O evento, realizado pela Susam em parceria com o MS, segue até quarta-feira (14/3), contando com a participação de técnicos e gestores de todos os municípios do estado.

O evento tem como objetivo a construção de uma agenda conjunta entre MS, estado e municípios, para o desenvolvimento de estratégias que possam tornar a Atenção Básica mais acolhedora e resolutiva. De acordo com a secretária executiva adjunta de Atenção Especializada do Interior (SEA-Interior), Edylene Pereira, o fortalecimento da atenção básica e acesso a serviços a estas populações de maior vulnerabilidade são prioridades da nova gestão da Susam.

“A equipe de Atenção Básica tem trabalhado incessantemente para buscar subsidiar os municípios que estão com dificuldade de cumprimento de algumas metas. Esta era uma delas, e nossa equipe acompanhou, identificando o cenário de cada um, para que pudéssemos ter este resultado tão positivo”, explicou Edylene.

No Amazonas, 336.967 mil famílias são beneficiárias do Bolsa Família. A Susam é responsável por coordenar as ações nos municípios e acompanhar o cumprimento das metas e de condicionalidades. Dentre eles, serviços de pré-natal para gestantes, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil e imunização. Além disso, as famílias devem ser assistidas por uma equipe de saúde da família, por agentes comunitários de saúde ou por unidades básicas de saúde.

“Sabemos que o Estado do Amazonas tem dificuldades de acesso à internet, grandes distâncias, e chegar ao primeiro lugar mostra o empenho que os gestores estão fazendo para dar este acompanhamento tão importante”, ressaltou a coordenadora de gerenciamento de projetos da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Mônica Cruz.

Entre os 62 municípios, nove atingiram a meta de 100% dos beneficiários acompanhados. São eles: Alvarães, Barcelos, Boa Vista do Ramos, Careiro da Várzea, Guajará, Maraã, Uarini, Urucurituba e Nhamundá.

Para o secretário municipal de Saúde de Careiro da Várzea, Raimundo Nonato, o reconhecimento do MS e o apoio da Susam estimulam às melhorias no âmbito municipal. “É um trabalho árduo, considerando as dificuldades do nosso município. Careiro da Várzea é atípico, porque passa um tempo cheio e outro seco, na época da vazante, então, temos muita dificuldade de chegar a todas estas famílias e atingir a nossa meta”, declarou.

Programação – Nesta terça-feira (13/3), além da certificação do estado e municípios pelo cumprimento das metas do programa Bolsa Família, foi realizada, pela manhã, a Conferência Magna do evento, com o tema “A Política Nacional de Atenção Básica e o Panorama da Atenção Básica no Amazonas”. Às 13h30 teve início a mesa redonda “Estratégias de Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica”.

Nesta quarta-feira (14/3) a programação, que inicia às 8h, inclui as palestras “O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade (PMAQ) para fortalecimento da Atenção Básica”, “Estratégia e-SUS AB no território e o Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde – PIUBS” e “Infraestrutura e ambiência das Unidades Básicas de Saúde: o Programa Requalifica UBS e estratégias correlatas”. Durante a tarde, acontecerão as oficinas sobre “Saúde Bucal”, “Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF AB”, “Processo de Trabalho na Atenção Básica” e “Cuidado e Organização da Atenção B&aacute ;sica para população do campo, floresta e águas”.

Retirado de

Powered by WPeMatico

Compartilhar