Morre youtuber que havia afirmado que o veganismo havia curado seu câncer

113

Por: www.jornalciencia.com

Mari Lopez, do canal Liz & Mari, em que fazia vídeos com sua sobrinha Liz Johnson, morreu após seu câncer de mama se espalhar pelo corpo.

 

Meses antes, em um vídeo publicado no YouTube, ela explicou, junto com a sobrinha, que havida sido curada de seu câncer, que já estava em estágio 4, por Deus através de sua fé. Elas também afirmaram que, guiada por Ele, conseguiram passar pelo processo de cura através de uma dieta vegana, segundo informações da IFLScience.

youtuber-vegetarianismo

De acordo com as youtubers, Deus as teria orientado a fazer uma dieta de suco por 90 dias, algo que teria removido o tumor de seu corpo, apesar de deixá-la com sua sensação de uma terrível gripe. “Terminou. Estou curada. Sinto isso em meu espírito e no meu corpo“, disse ela em um dos vídeos.

Entretanto, Mari acabou morrendo pouco tempo depois após seu câncer entrar em metástase e se espalhar pelo fígado, pulmões e sangue. Em um vídeo intitulado “Stage 4 Cancer Natural Transformation”, Mari contou a seus seguidores que Deus havia lhe dito que mudasse sua dieta.

 

Em um novo vídeo, sua sobrinha explicou que ela já havia passado pela quimioterapia uma vez, além de uma mastectomia dupla. No entanto, por não querer passar novamente pela quimioterapia, isso a levou a optar por uma dieta vegana, que incluiu sucos, água alcalina e cataplasma (uma mistura feita de farinhas, polpas ou pó de raízes e folhas que normalmente é aplicada sobre uma ferida).

 

No entanto, quando Mari percebeu que morreria do câncer, pediu a Liz que retirasse todos os vídeos que foram publicados no YouTube. A sobrinha, por outro lado, resolveu mantê-los, revelando que já nos estágios finais da vida, a tia foi obrigada a voltar a comer carne, bem como comidas aquecidas no micro-ondas, o que ela acredita ter contribuído para as complicações da doença.

 

Segundo o The Independent, era a mãe de Liz que estava cuidado de Mari. “Minha mãe cozinhava as coisas usando o micro-ondas […]. Sinto que foi isso que causou os problemas“, disse Liz.

Obviamente que mudar para uma dieta saudável dá ao corpo uma melhor chance de lutar contra uma doença. No entanto, isso deve acontecer ao lado de um tratamento médico recomendado. Outro ponto, que deve ser destacado no caso, é o perigo de fazer esse tipo de pronunciamento na internet, especialmente em uma plataforma tão globalizada como o Youtube, que pode resultar em consequências evitáveis.

 

Especialistas recomendam que pacientes com câncer, de fato, optem por dietas equilibradas, mas acompanhas do tratamento recomendado por um médico.

[ IFL Science ] [ Fotos: Reprodução / IFL Science ]

O post Morre youtuber que havia afirmado que o veganismo havia curado seu câncer apareceu primeiro em Jornal Ciência.

Jornal Ciência

Compartilhar