O tratamento da ansiedade através da Terapia Floral

242

por Valquiria Rita Geraldini*

Entre as principais queixas nos consultórios de Terapia Floral está a ansiedade. Ela está associada ao medo do que pode acontecer ou a preocupação do que está por vir. Nestas situações, as preocupações tomam conta do pensamento ocasionando a sensação de medo impedindo a pessoa de se movimentar a fim de concretizar o que precisa ser feito.

A inquietação, a tensão, a frustração e a angústia geradas pela ansiedade acarreta normalmente somatizações. A pessoa não dorme bem, não se alimenta corretamente, surge baixa autoestima podendo ainda surgir depressão e problemas cardiovasculares.

Além disso, sintomas como sudorese, formigamentos, náuseas, dores de cabeça, irritabilidade, tensão muscular, tonturas, fadiga também podem acontecer.

A Terapia Floral, através do uso das essências florais, pode contribuir muito no tratamento da ansiedade. Sugiro que para um melhor acompanhamento no tratamento procurem um Terapeuta Floral.

Apenas para exemplificar vou citar duas essências florais que podem auxiliar os ansiosos. Ambas pertencem ao Sistema dos Florais da Califórnia criado por Richard Katz e pela Patricia Kaminski. A primeira delas é Filaree que é indicada para pessoas que se preocupam em excesso com os assuntos mundanos da vida perdendo grande parte de seu tempo envolvida em problemas pequenos e preocupações compulsivas. Filaree vai ajudar a pessoa a colocar as questões do cotidiano em sua perspectiva adequada. A outra essência floral é a Chamomile que é uma das minhas favoritas. Chamomile é indicada para as pessoas incapazes de liberar a tensão emocional. Seu uso vai proporcionar equilíbrio emocional, relaxamento e serenidade.

Os florais não possuem contra indicação e podem ser utilizados por pessoas de qualquer idade inclusive bebês. Podem ainda ser usados conjuntamente com qualquer outro tratamento que seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação do país. Normalmente são utilizadas por via oral tomando-se 4 gotas 4 vezes ao dia.


*Valquiria Rita Geraldini é uma eterna otimista que acredita no lado bom das pessoas. Terapeuta Floral, Escritora, Instrutora em Visualização Criativa, Practitioner em Florais de Bach registrada no Bach Foundation da Inglaterra. Participou também do Programa de Formação em Terapia Floral pela Flower Essence Society (FES – Califórnia). Atende crianças, adolescentes e adultos. Realiza consultas online.

Contato: floraisesaude@gmail.com

Site: www.harmoniaesaude.com

 

Imagem em destaque: trecho de foto da Vaquiria feita a partir da ilustração da flor de Camomila por Denise Cordeiro.

O post O tratamento da ansiedade através da Terapia Floral apareceu primeiro em Eco Rede Social.

Eco Rede Social

Compartilhar