Pista de skate e apresentação da Orquestra de Violões do Amazonas marcam final da programação cultural do ‘Amazonas em Movimento’

43

Pista de skate e apresentação da Orquestra de Violões do Amazonas marcam final da programação cultural do ‘Amazonas em Movimento’

FOTO: Divulgação/ SEC
FOTO: Divulgação/ SEC

Espetáculos de teatro, dança, contação de histórias e outras atividades foram promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura

  

Atividades recreativas, uma oficina de skate com direito a pista e uma apresentação especial da Orquestra de Violões do Amazonas marcaram o final da programação cultural promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) na primeira edição do “Amazonas em Movimento”, neste domingo (25/02), na Avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital.

Lançado pelo governador Amazonino Mendes para prevenir a violência e a criminalidade, o “Amazonas em Movimento” é realizado com a integração das secretarias do estado e contou com uma extensa programação cultural neste fim de semana, incluindo espetáculos de dança, teatro, contação de histórias, atrações musicais e outros.

Neste domingo, passaram pelo palco a Banda Gramophone, Pororoca Atômica, Cezar Pinheiro e banda, DJ Gatão e a Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam), que fechou a noite apresentando um repertório que mesclou músicas regionais e nacionais em um concerto com a participação da soprano Amanda Aparício.

 “Ainda não tínhamos nos apresentado no Jorge Teixeira, então ficamos muito felizes de poder mostrar nosso trabalho para a comunidade no local. Apresentamos toadas, samba, baião. Trouxemos para o repertório compositores como Chico da Silva, Ernesto Nazaré, mas também Djavan, Tom Jobim, Cartola, algo bem misturado para poder animar o público”, explicou o maestro Davi Nunens, que regeu o conjunto.

A dona de casa Aline de Almeida Melo, 34, viu a Ovam pela primeira vez e apreciou o show até o fim na companhia do filho de quatro anos. “Nunca vi um evento como esse por aqui e gostei muito de ter conhecido a Orquestra de Violões. Espero poder ir a outras apresentações do grupo”, contou.

O motorista Robson Júnior, 28, filmou toda a apresentação da Ovam pelo celular e disse que vai mostrar o grupo aos familiares e amigos. “Gostei muito das músicas, principalmente das toadas. Ainda não tinha visto o trabalho da orquestra, decidi filmar para guardar de recordação e mostrar para a família”, disse.

Pista de skate e outras atividades –  Um dos destaques do dia foi a montagem de uma pista de skate, onde crianças e adolescentes podiam ver manobras e também tentar aprendê-las com a ajuda de algum instrutor. Responsável pelo projeto intitulado “Skate Itinerante”, o skatista Marcelo Fernandes, o “Cabeça”, disse que a iniciativa deu certo e muitos jovens se interessaram em conhecer um pouco mais sobre o esporte.

“A ideia é fazer com que esta iniciativa do skate chegue a todas as zonas da capital. É muito satisfatório ver o quanto o público se interessa pelo esporte e esperamos sempre que, focando na prática esportiva, o adolescente ou a criança fique cada vez mais distante da violência”, afirmou Marcelo, que contou também com a ajuda do filho, Nicolas Amazonas, que estava comemorando o aniversário de 13 anos realizando algumas manobras para o público.

Além da pista,  o palhaço “Dorminhoco” também divertiu a criançada no fim de tarde com piadas e brincadeiras em grupo. Os pequenos também puderam conhecer novas histórias com a Biblioteca Volante, que faz parte do projeto “Mania de Ler” da SEC. “De manhã até a noite, durante os dois dias, a Biblioteca Volante recebeu visitas de crianças e adultos interessados pela leitura. Mais de 400 pessoas passaram pelo nosso estande”, disse o colaborador Elson da Costa Sales.

Acompanhado da esposa e de dois filhos, de 7 e 12 anos, Alex Costa, 33, elogiou as opções de recreação disponíveis nos eventos para as crianças. “Os meus filhos participaram de quase todas as atividades, brincaram de skate, bola, foram conhecer a biblioteca, viram a apresentação do palhaço, então foi muito bom para nós ter vindo e conhecido o evento”, destacou Alex.

Oficinas – A SEC também ofereceu ao público do “Amazonas em Movimento” inscrições gratuitas para oficinas de arte e cultura, que serão oferecidas nos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) de diferentes zonas de Manaus, por meio do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

Neste fim de semana, mais de 150 pessoas se inscreveram para os cursos de Dança de Salão, Hip Hop, Percussão e Canto Coral, com aulas previstas a partir do dia 5 de março. Ao todo, 2.240 vagas serão oferecidas para as quatro oficinas.

Amazonas em Movimento – O programa, lançado pelo governador Amazonino Mendes, é voltado à prevenção da criminalidade e realizado em conjunto com as Secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Cultura (SEC), Assistência Social (Seas), de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

As atividades para o público começaram às 9h e se estenderam até às 20h no sábado (24/02) e no domingo. Além do palco principal, uma estrutura com 15 estandes foi montada. Nos dois dias, 30 atrações artísticas e dezenas de competições esportivas estavam programadas, além de “city tours” com estudantes por pontos turísticos da capital e distribuição de bolas para crianças.

Retirado de

Powered by WPeMatico

Compartilhar