Secretário da Sema e presidente do Ipaam faz visita técnica a ETE Timbiras da Manaus Ambiental

120

FOTOS: José Narbaes/Ipaam
FOTOS: José Narbaes/Ipaam

Secretário da Sema e presidente do Ipaam faz visita técnica a ETE Timbiras da Manaus Ambiental

O secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema) e presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Marcelo Dutra, realizou uma visita técnica, nesta segunda-feira (12/3), a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na avenida Timbiras, bairro Cidade Nova, zona norte, que entrou em fase final de construção pela empresa Manaus Ambiental.

O complexo é a primeira etapa da obra de expansão da rede coletora do sistema de esgotamento sanitário na área da Cidade Nova e o processo de Licença de Operação (LO) está sendo analisada pelo Ipaam. De acordo com a companhia, a estação deve dobrar a capacidade de tratamento da água dos igarapés da região de abrangência da rede de fornecimento, atendendo mais de 70 mil moradores da zona norte.

Acompanhado de dois técnicos da Gerência de Recursos Hídricos e Mineração (GERHM) do Ipaam, Marcelo Dutra foi recebido pelos diretores Operacional e Regulação da companhia, Luiz Couto e Arlindo Pinto, respectivamente, e conheceu a estrutura da ETE, desde processo de coleta da água do igarapé do Goiabinha, passando pelas lagoas de aeração, separação de resíduos, até a devolução da água tratada ao leito daquele canal.

Dutra destacou aos diretores da Manaus Ambiental que o bem ambiental é uma tutela do Poder Público e o Governo do Amazonas tem como atribuição, cuidar dos recursos hídricos e apresentar sua parcela de contribuição.

“Por isso, viemos aqui conhecer a ETE atendendo convite da empresa. O complexo ainda funciona de forma precária, pois não está com todas as fases construídas, mas apresenta um resultado de até 95% de redução dos poluentes que vem dos igarapés dessa área de abrangência”, observou Marcelo Dutra.

O secretário da Sema e presidente do Ipaam destacou a importância da construção de mais unidades como a ETE Timbiras e o fortalecimento da presença do estado no processo da preservação do meio ambiente. “Com a retenção de resíduo antes de chegar aos canais naturais, a coleta e destinação adequada desses poluentes, a população manauense pode sonhar como uma Manaus bem melhor daqui a algum tempo”, analisou Marcelo Dutra.

O diretor Operacional disse que a visita técnica do secretário e presidente do Ipaam demonstra a transparência da companhia no processo de gerar benefícios à população por meio do trabalho de tratamento das águas dos igarapés da cidade. “Essa é a primeira fase e até o final, ou seja, a terceira etapa, a expectativa é atender mais de 200 pessoas com o sistema finalizado”, explicou Luiz Couto.

FOTOS: José Narbaes/Ipaam

Assessoria de Comunicação do Ipaam: Antônio Lopes (92) 3659-1828 / 98442-3120 / 99103-5820

Retirado de

Powered by WPeMatico

Compartilhar