Seinfra analisa projetos apresentados pelas prefeituras do interior

62

Foto: Valdo Leão
Foto: Valdo Leão

O Governo do Amazonas inaugurou, nos últimos meses, um modelo diferenciado de gestão. Adotou como rotina de trabalho, a interação direta com as prefeituras municipais para saber, de cada uma delas, quais as necessidades mais urgentes e suas prioridades em termos de obras e serviços. No momento, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) está analisando projetos apresentados por prefeitos e suas equipes técnicas.

“Essa metodologia de ação tem por objetivo promover, no menor espaço de tempo, a melhoria da qualidade de vida da população interiorana. Isso será possível por meio do atendimento de suas necessidades tanto nas sedes quanto nas zonas rurais dos municípios. O prefeito de cada um deles será o interlocutor e identificará quais as ações mais urgentes”, informou titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), engenheiro Oswaldo Said Júnior.

Por determinação do governador Amazonino Mendes, está sendo disponibilizado um montante de R$ 168,8 milhões para a formatação de convênios que atendam essas necessidades. Dos 60 municípios beneficiados, pelo menos 11 já apresentaram seus projetos aos técnicos da Seinfra. São eles: Amaturá, Caapiranga, Coari, Fonte Boa, Manacapuru, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá e Tonantins.

Destes, Manacapuru foi o que apresentou o maior número de projetos, tendo como objeto a ampliação do terminal pesqueiro local, a ampliação do mercado municipal e da feira coberta, além da construção de duas pontes, sendo uma no Miribiri-Correnteza e outra no Campinas do Norte.

Os convênios solicitados pela prefeitura de Manacapuru totalizam investimentos da ordem R$ 5 milhões. Já a prefeitura de Parintins apresentou projetos que contemplam a recuperação das ruas da cidade, a instalação de luminárias do tipo LED e a melhoria no serviço de limpeza pública.

A maioria dos projetos está voltada para a recuperação de ramais e sistemas viários dos municípios, sendo que um deles, o de Caapiranga, tem como objeto o sistema de abastecimento de água da sede da cidade.

Retirado de www.amazonas.am.gov.br

Compartilhar