Sema realiza soltura de quelônios na RDS Puranga Conquista, nesta sexta-feira

71

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEMA
FOTO: DIVULGAÇÃO/SEMA

 

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por intermédio da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista realiza, nesta sexta-feira (09/02), a partir das 9hs, na comunidade indígena Nova Esperança, aindadentro do limite de Manaus (distante 65 quilômetros da capital), soltura de quelônios com a devolução à natureza de aproximadamente 150 filhotes da espécie de tartaruga irapuca (P. erythrocephala).

De acordo com a assessora do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc) da Sema, Maria do Carmo Gomes Pereira, essa é a terceira edição da soltura de quelônios dentro daquela Unidade de Conservação (UC), que conta uma área de 76.936 hectares onde estão instaladas 15 comunidades indígenas e rurais. Em três anos, foram devolvidas cerca de 300 tartarugas à natureza.

Este ano o evento contará com a participação de 150 moradores das comunidades Nova Canaã, São Sebastião e Nova Esperança. Durante todo o dia, a RDS Puranga Conquista vai desenvolver uma programação especial de atividades sociais e educacionais, com a realização de palestras, oficinas e serviços de conscientização com tema ligado ao meio ambiente.

Do Carmo informou que, este ano, o objetivo da soltura de quelônios é a preservação da espécie, auxiliando os moradores nos processos de coleta correta dos ovos durante a “chocadeira”, encubação e o período eclosão, quando acontece o nascimento dos filhotes.

O evento conta com a participação do secretário executivo adjunto de Gestão Ambiental da Sema, o coronel da Polícia Militar Denis Sena, representantes do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso dos Recursos Naturais (ProBUC) e a equipe técnica do Demuc.

Retirado de

Powered by WPeMatico

Compartilhar