SENAI e SESI/AM vão para etapa nacional do Torneio de Robótica FLL em Brasília

333
ESAS Bot 1ª colacada na categoria Champions Award e 1ª classificada para Etapa Nacional Brasília

ESAS Bot 1ª colacada na categoria Champions Award e 1ª classificada para Etapa Nacional Brasília

A equipe ESAS Bot da Escola SENAI Antônio Simões levou o 1º lugar do Champion’s Award, da Etapa Regional Norte do Torneio de Robótica FLL, e garantiu vaga para Etapa Nacional Brasília, a ser realizada nos dias 18 a 20 de março, em Brasília.

É a 1ª vez o que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) participa da competição promovida pelo Serviço Social da Indústria (SESI). “Foi desafiador para nossa equipe competir com alunos mais experientes no torneio. Que venha a etapa nacional”, disse Priscila Rodrigues, técnica da equipe e instrutora da Escola SENAI.

A equipe formada por apenas três integrantes e dois técnicos do curso de Aprendizagem Industrial, Assistente Administrativo, levou para a competição o projeto “Lixeira eletrônica”, com jogos direcionados a alunos do ensino fundamental para auxiliar professores em matérias, como Português e Meio Ambiente.

Equipe Brasileríssimos em 2º lugar na categoria Champions Award

Equipe Brasileríssimos em 2º lugar na categoria Champions Award

Em 2º lugar, na classificação geral da Champion’s Award, a equipe Brasileríssimos, da Escola SESI Abrahão Sabbá de Itacoatiara, também se credenciou para participar da etapa nacional do Torneio FLL. Beatriz Souza, 15, uma das integrantes da equipe, contou que o robô chamado Kiwi e o projeto de pesquisa “Composteira Automática” tem como propósito educar o planeta para a questão do lixo.

“Além de programar o robô para os desafios de mesa, elaboramos o projeto de pesquisa que transforma resíduos orgânicos em adubo por meio do triturador da composteira construída com material reciclado e movida a energia solar”, explicou a vencedora.

Também do interior do Amazonas, a equipe Lego Master trouxe a cultura regional para o desafio ao apresentar o projeto ‘Festival Folclórico de Parintins: do luxo ao lixo, do lixo a arte”, baseado na reciclagem do lixo produzido durante o festival para confecção de artesanato. A equipe levou o troféu Inspiração e ainda o 4º lugar no Torneio Regional, sendo assim uma das participantes da etapa nacional.

A gestora da Escola SESI Padre Francisco Luppino e mentora da equipe, Socorro Carvalho, disse que a classificação da estreante para o desafio nacional mostra que valorizar o folclore regional por meio da tecnologia e inovação é possível.

Coordenadora nacional do torneio e representante do Departamento Nacional do SESI, Terezinha Fonseca, encerrou o evento  e disse que incluir robótica no processo de ensino de crianças e adolescentes acelera o aprendizado.

“Podemos observar que a educação prima nas escolas que praticam a Robótica como metodologia de ensino, é mais que um torneio, é aprendizado didático e social”, enfatizou Terezinha.

Irão competir também a Etapa Nacional as equipes Teslavince, da Fucapi, 3º lugar na “Champion’s Award”, Legendaries, vencedora na categoria Estrela Iniciante e Warriors Team, ambas da Escola SESI Dra. Êmina Barbosa Mustafa, e World Doctors, do Ifam, vencedor na categoria Campeão das finais.

 

 

            ATENDIMENTO À IMPRENSA

 

Diretoria de Comunicação e Marketing do Sistema FIEAM

Tel: (92) 3186-6576  Fax: (92) 3233-5594

E-mail: imprensa@fieam.org.br

http://www.fieam.org.br

http://www.facebook.com/sistemafieam

Twitter: @fieam @sesiamazonas @senaiamazonas @ielamazonas

Senai » News

Compartilhar