Sessão Especial vai homenagear os profissionais da enfermagem

26

Texto: Assessoria do Deputado

Às 11h desta quinta-feira (17), será realizada Sessão Especial para homenagear os profissionais de enfermagem do Amazonas pelo seu dia (12 de maio – Dia Internacional da Enfermagem), como ainda refletir sobre os desafios e futuro da profissão. A iniciativa é de autoria do deputado José Ricardo Lula (PT), com o apoio dos deputados Sinésio Campos (PT) e Luiz Castro (Rede) e acontecerá no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado mundialmente desde 1965, uma homenagem pelo trabalho desses profissionais, essenciais na garantia da recuperação e/ou no salvamento de vidas. A data oficial (12 de maio) foi decidida pelo Conselho Internacional de Enfermeiros em 1974, para assinalar os contributos dos enfermeiros e enfermeiras na sociedade, por ser a data do nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. No Brasil, esta data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, por meio de decreto-lei, em 1938.

Para o deputado José Ricardo, os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem são fundamentais para a área da saúde, por exercer com dedicação o processo do cuidar dos pacientes no dia a dia de sua profissão. “Este dia não é ape­nas para comemorações, mas também para reflexão a respeito da luta desses profissionais por melhores condições salariais e de trabalho. Principalmente aqui no Amazonas, onde o sistema de saúde sempre foi negligenciado pelos Governos do Estado, além de denúncias de desvio de recursos públicos, como foi o caso da ‘Operação Maus Caminhos’, onde teriam desviado quase R$ 100 milhões da saúde”, declarou ele, ressaltando ainda que o dinheiro desviado deveria ter sido usado para melhorar o atendimento à população nas unidades de saúde e também melhorar o salário dos profissionais de saúde do Estado.

Por isso, ele continuará na luta para a instalação da CPI da Saúde na Assembleia Legislativa, que pretende investigar os mais de 600 contratos de empresas da saúde com o Governo. Além disso, irá manter seu apoio pelos trabalhadores da área, que após muita luta conquistaram reposição da data-base dos últimos quatro anos. Mas o Governo vetou a emenda ao Projeto de Lei 4.596/2018, que antecipava de 2020 para 2019 parte do reajuste dos servidores da saúde. “O veto agora será votado na Assembleia. Vamos manter nosso apoio e nossa luta pelos trabalhadores da saúde”.

Foram convidados a participar da Sessão Especial representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Amazonas (Simpeam), do Sindicato dos Profissionais de Saúde do Amazonas (Sindsaude), da Fundação Alfredo da Mata, da Fundação de Medicina Tropical, além das faculdades de Enfermagem de Manaus e de cursos técnicos, dentre outros.

Gabinete do Deputado José Ricardo Lula (PT)

Cristiane Silveira — (92) 8816-1862 / 8209-7306

cristianesilveira.jornalista@gmail.com

Jane Coelho — (92) 98821-2885

janecazevedo.jca@gmail.com

Retirado de www.ale.am.gov.br

Compartilhar