Therezinha Ruiz chama atenção para a segurança nas escolas

58

Por: www.cmm.am.gov.br

A presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (Comed/CMM), vereadora Professora Therezinha Ruiz (DEM), manifestou preocupação com a falta de segurança nas escolas. Segundo a vereadora, está muito difícil a segurança nas unidades, embora o problema não seja somente local. “No Brasil, apesar das dimensões continentais, a violência é uma constante, ora com maior incidência em alguns lugares, ora com menor incidência, mas sempre acima do mínimo suportável”, disse a parlamentar durante pronunciamento nesta terça-feira (13).

A insegurança, como analisa a vereadora, se dá pela falta de recursos do Governo para investimentos. “Nossa cidade está sem segurança. Faltam alunos nas escolas, porque a preocupação dos pais com a violência é grande”, afirmou a vereadora.

Therezinha Ruiz acredita que os gestores das escolas precisam estudar esses problemas junto às autoridades de segurança pública dos bairros. “Assim como há a Polícia Comunitária, as escolas devem imitar esse sistema e criar também a Escola Comunitária. A escola tem que ser vista pela comunidade como algo pertencente a ela e não como um elemento estranho a ela. Tem que realizar eventos trazendo a comunidade para dentro da escola. Ceder espaços para eventos comunitários. A partir do momento em que a comunidade assumir a paternidade da escola, os próprios pais e moradores serão os grandes fiscais e controladores desse espaço”, argumentou a parlamentar.

Na análise da parlamentar, as escolas são lugares onde o crime está presente e também prospera. “São diversos os crimes que ocorrem nas escolas, mas o mais presente e preocupante é o tráfico de entorpecente”, afirmou sugerindo aos gestores a realização de eventos que tragam a comunidade para dentro do ambiente escolar.

A vereadora defendeu também a ampliação da parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) nas escolas, porque até dentro das escolas as crianças estão sendo cooptadas. “Os gestores estão transferindo as crianças para o turno da tarde, porque as mães levam suas crianças às escolas. E à noite, muitas escolas são fechadas por falta de aluno, por falta de segurança”, disse.

Therezinha Ruiz fez um apelo às autoridades da área da segurança pública para maior atenção às escolas. “Os professores estão perdendo seus carros, celulares por conta dos assaltos. É preciso um sistema interligado nas escolas, um sinal que se possa avisar que a escola está sendo assaltada”, sugeriu.

A vereadora argumentou, ainda, que o Estado também precisa valorizar o professor em todos os sentidos, principalmente em relação salarial, condições de trabalho e meios auxiliares do ensino.

Texto: Assessoria da vereadora Therezinha Ruiz

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM


CMM – Câmara Municipal de Manaus

Compartilhar