Home » Meu blog » Como colocar seu filho em uma creche municipal

Como colocar seu filho em uma creche municipal

Os pais que precisam sair para trabalhar e não tem com quem deixar os filhos, podem fazer matricula nas creches publicas e deixar los nas mãos de profissionais, este serviço gratuito é fornecidos pela prefeitura dos eu município, saiba mais a respeito.

Desde os primeiros anos de vida seu filho já pode fazer parte da rede publica de ensino, pois existem cuidados para cada fase na educação de uma criança, saiba quais são os níveis de educação publica:

  • Creche;
  • Educação Infantil;
  • Ensino fundamental;
  • Ensino Médio;
  • Educação Para Jovens e Adultos.

A forma de inscrição depende de cada região, é possível fazer pela internet, porem a mais utilizada ainda é a presencial, sendo necessário estar atento ao período do processo seletivo e ao numero de vagas ofertado.

Sabendo que as creches são para os anos iniciais de seu filho, tendo uma idade para que ele possa permanecer, que é de 0 a 3 anos.

Ele ficará aos cuidados de profissionais durante o dia inteiro, onde você pode deixa-lo de manha e pegar no final da tarde, lá ele receberá assistência de limpeza, alimentação, assistido por profissionais que cuidarão de sua educação.

Qual período de inscrição para creches públicas?

O programa de inscrição da sua região permanece aberto o ano inteiro, só precisa preencher a ficha com suas informações, algumas cidades disponibilizam cadastro pela internet, mais o modo mais comum é presencial.

Porem é preciso se inscrever o quanto antes, pois o numero de vagas é limitado e pode não ser o suficiente, a ordem de chamada é pela ordem de inscrição, então quanto antes procurar a instituição para garantir a vaga para seu filho.

Como fazer inscrição?

Muitas cidades disponibilizam no site da prefeitura ou da secretaria de educação do município, uma página de cadastro pela internet, afim de agilizar esse procedimento, assim só precisa acessar e enviar suas informações através da plataforma online.

Porem em outros municípios continua sendo feito de maneira presencial, onde precisa ir até a instituição com todos seus documentos e tambem da criança, e efetuar a matricula e fiar aguardando até surgir uma vaga.

Não há um período para ser chamado, é preciso aguardar a espera pode durar algumas semana, ou mesmo meses, pois a procura é quase sempre maior que o numero de vagas.

É preciso estar cadastrado no Bolsa Família?

Sendo que os beneficiários do Bolsa Família são justamente aquelas pessoas cadastradas no CadÚnico que é um banco de dados que fica a disposição do Governo, para liberação do Bolsa Família sedo que essas pessoas tem direito a vagas em creches, pois precisam trabalhar.

Depois de conseguir a vaga é preciso manter regularidade para que seu filho permaneça até a idade limite, para maiores detalhes procure a secretaria de educação ou a própria creche, terá alguém para orientar da melhor forma.


Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *