Home » Meu blog » Educação a distância a moda que veio para ficar?

Educação a distância a moda que veio para ficar?

O ensino à distância já vinha ganhando espaço na educação tradicional já a algum tempo , porem algumas instituições ainda não tinham adotado pelo fato de terem que investir em tecnologias e por certo grupo de estudantes ainda acreditarem que o ensino à distância é inferior ao presencial.

Quando se iniciou a pandemia para se proteger milhares de pessoas tiveram que ficar em casa, foi esse o momento que o EAD ganhou mais visibilidade, pois as aulas presenciais foram interrompidas, passando a ser de modo remoto, no qual os estudantes assistem aulas gravadas e leem livros e apostilas e tiram duvidas com o professor pela internet.

Podemos dizer que todos puderam conhecer um pouco do ensino à distância principalmente os do terceiro ano sabendo que o
vestibular UNIFESP 2022 e o vestibular UFPR 2022 estão próximos e então entrar na tão sonhada universidade.

Agora grande maioria das instituições de ensino passam a oferecer estudo EAD, tendo que se preparar como treinamento de profissionais, investimento em equipamentos para começar a operar pelas plataformas digitais através de computadores e smartphones que utilizam aplicativos educacionais.

Agora a grande maioria dos alunos principalmente aqueles que tem acesso a internet, começam a utilizar o ensino a distância, sendo uma nova modalidade para aqueles que tiveram contato pela primeira vez, e agora começa a mudar a forma que enxergam essa modalidade de enino online.

EAD antes da pandemia

Como já mencionamos anteriormente a pandemia diversas instituições já utilizavam o sistema online, algumas delas oferecem cursos parcialmente à distância, mesclando com aulas presenciais.

O ensino EAD é bastante pratico os alunos podem estudar vídeo aulas pré gravadas pelas instituições de ensino e conteúdo como apostilas, acessando de qualquer lugar onde esteja, porem é preciso ter acesso a internet, não sendo mais necessário, acessar somente em horário fixo.

Quem tem que desenvolver outras atividades como trabalhar é uma ótima forma de se graduar, estudar nas horas livres para obter conhecimento, podendo estudar mesmo no expediente, desfrutar das vantagens que o EAD proporciona.

O que antes não era muito conhecido, veio a pandemia e mudou a forma de pensar, por desconhecimento, agora tiveram um pouco de acesso a essa tecnologia.

Agora com um pouco de experiencia de como funciona, o ensino a distancia passaram a a enxergar uma nova possibilidade de estudo, conciliando o horário de estudo com outras atividades diárias, não ficando preso ao engessado ensino presencial para obter conhecimento, principalmente para o ensino superior.

Nova visão para o futuro EAD

Agora com aceleração da vacinação do novo coronavírus, as aulas presenciais voltam ao normal, porem o ensino a distância deixa um grande legado, para o futuro próximo e também as novas gerações.

Pois estudar a distancia sai mais barato que possibilita um curso superior caber no bolso de pessoas que anteriormente não tinham condições financeiras para fazer uma graduação.

Muitas pessoas que moram longe de instituições de ensino também podem se beneficiar dessa tecnologia que agora pode ser aprimorada melhorando a vida de milhares de pessoas que sonham em se tornar alguém na vida.

Alguns cursos ainda não estão disponíveis no EAD, como medicina e direito porem já tem projeto para que num futuro breve seja disponibilizado direito a distancia.

Sendo um curso que milhares de pessoas sonham em fazer, porem esperam que ele seja disponibilizado nessa modalidade, tudo se encaminha para aqueles que querem aderir a nova forma.

Claro que o ensino presencial deve continuar por longos anos dando suporte e claro para aqueles que anão querem abandonar de frequentar uma instituição de ensino.

Podemos analisar e melhorar o que precisa ser ajustado o que já é bom possa ser melhorado.


Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *