Home » Meu blog » O que esperar de Joe Biden na presidência dos Estados Unidos?

O que esperar de Joe Biden na presidência dos Estados Unidos?

Após uma vitória com pouco conturbada sobre Donald Trump que agora vai deixar o cargo para dar lugar a seu sucessor Joe Biden que vai ser o presidente de numero 46 nos Estados Unidos, sendo um cargo que merece atenção mundial, pois se trata de um país que tem grande importância do cenário mundial.

Surgem muitas duvidas de quais serão seus planos de Governo em temas que precisam de bastante atenção como economia, meio ambiante, desigualdade racial, já que está sendo um assunto que causou a revolta de muitas pessoas no país a pouco tempo.

E como o democrata deve tratar a imigração, principalmente quanto ao Brasil, já que o presidente Jair Bolsonaro está demorando um pouco para aceitar a vitória do novo líder.

Economia nos Estados Unidos

Atualmente passa por algumas problemas em sua economia causado pelo coronavírus que deixou cerca de 11 milhões de pessoas desempregadas, que equivale a taca de 6.9% da população, pois também atingiu todos os países inclusive o Brasil.

Pois o Governo de Trump estava em um bom momento mais a pandemia atingiu fortemente, pois este pretendia usar como trunfo para tentar se eleger, porem não foi um bom ano para a economia nacional.

Sendo que Biden fez algumas promessas de campanha como reconstruir, sabemos que o coronavírus está passando e algumas vacinas devem estar prontas dentro de alguns meses e poderemos voltar a ter uma rotina diária normal.

Uma de suas promessas é a inovação como investir em energia limpa, infra estrutura, que pode ser o caminho para o futuro sustentável, já que pretende voltar a investir para preservação da natureza.

Nem tudo são rosas, Trump concedeu alguns benefícios a empresários a a nova politica de Biden pretende cancelar, já que vai precisar de muitos recursos financeiros para dar sequencia em seus novos projetos.

O que muda na Saúde?

Tendo como principal bandeira em sua campanha, foi de construir , um programa de saúde publica para pessoas que nunca tiveram um plano privado, já que Estados Unidos não possuem um plano como o SUS, sendo que lá é apenas seguro privado.

Já que na era Obama foi criado o obamacare como plano de saúde publica, pelo visto muitas coisas vão mudar com o novo Governo que pretende manter o programa e ainda estender para que mais de 100 milhões de pessoas possam ser beneficiadas.

As pessoas de baixa renda poderão tem melhor acesso a saúde, porem nessa área ainda existem alguns temas polêmicos que merecem atenção como métodos contraceptivos e direito ao aborto, existem alguns locais que já são permitidos porem enfrentam um pouco de resistência da população.

Equidade racial e imigração

Sabemos que a história dos Estados unidos tenha sido marcada por muitos confrontos pela liberdade e igualdade racial, recentemente ouve alguns acontecimentos que trouxeram a volta desse tema polemico, um deles foi o assassinato de George Floid por um policial Branco, que inclusive foi cobrado quais seriam as atitudes dos novos Governantes a respeito e quais as melhorias seriam tomadas quanto a este assunto.

Já que Joe baden escolheu algumas mulheres negras em seu partido, já que também foi vice do Obama que foi o premeio presidente negro do país.

Promete tratar de forma diferente a imigração, já que em campanha, disse que imigrantes fazem parte da identidade dos Estados Unidos, e pretende transferir recursos financeiros que foram utilizados na construção do muro que impedia a entrada de imigrantes.

Para maior fiscalização, pretende também suspender o veto a imigrantes a países muçulmanos, dizendo que não há evidencias de maior segurança aos americanos.

Além de aumentar o numero de refugiados que podem entrar nos Estados Unidos de 18 mil para 125 mil, tudo indica que teremos muitas atitudes diferentes para esse novo Governo, vamos esperar.


Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *