Home » Meu blog » Vale a pena fazer um consórcio ou financiamento de veículos?

Vale a pena fazer um consórcio ou financiamento de veículos?

A frota automobilística brasileira tem crescido muito nos últimos anos, mesmo assim muita gente sonha em ter seu próprio veiculo e deixar de depender do horário de ônibus, ter maior liberdade e consequentemente maior tempo no seu dia a dia, porem poder comprar a vista ainda é um sonho, é preciso conhecer novas alternativas como consórcio ou financiamento de veículos e assim poder alcançar seus objetivos mais facilmente.

Muitas pessoas procuram novos modelos de motos em 2022 isso porque elas possuem muitas vantagens como rapidez no transito, boa autonomia segurança e a nova Honda XRE 300, vem se destacando pelo seu design e motorização potente, sendo muito visado por muitas pessoas, ficando mais fácil conseguir comprar esse veiculo por consórcio ou de um financiamento.

Porem antes de aderir a compra pelo consórcio e o financiamento, cada uma possui certas condições, como por exemplo se deseja ter o veiculo em curto ou longo prazo, se possui um valor minimo para entrada na aquisição, qual o valor final da compra, e alguns outros a serem analisados.

Preparamos explicação para que você possa melhor analisar cada modalidade e escolher qual é a melhor opção, dentro da sua realidade financeira e objetivo da compra, sem demora vamos conhecer um pouco sobre cada uma.

Sobre o consórcio de um veículo

É preciso conhecer alguns aspectos para se decidir entre o consórcio ou financiamento de veículos, pois bem vamos conhecer um pouco sobre a modalidade do consórcio, para entrar é preciso escolher qual a administradora de sua confiança, ela precisa ter autorização do banco central oferecendo assim maior segurança a seu investimento.

É preciso alcançar o número minimo de pessoas a seu grupo para compra que farão contribuição mensal necessário para compra do veiculo, conforme objetivo do grupo.

OS participantes precisam estar com o pagamento em dia para concorrer ao sorteio que decidirá quem vai levar o veiculo para casa, mesmo sendo sorteado é preciso continuar pagar as prestações até que todos do grupo consigam obter seu veiculo.

Tudo vai ser especificado em contrato para que todas as partes estejam ciente de seus benefícios e deveres, essa modalidade possui algumas vantagens que vamos conhecer agora.

Os consórcios são mais baratos: as parcelas são estabelecidas conforme o valor do veiculo de interesse do grupo, as parcelas não possuem cobrança de juros que sai muito mais em conta.
Não é preciso pagar valor de entrada: não é preciso pagar nenhum valor de entrada, porem é preciso analisar o salário de cada pessoa para saber se tem condições para pagar as parcelas.
Compra com segurança: É um processo bastante seguro, sendo fiscalizado conforme regulamentado pelo Banco Central, todos obterão seu veiculo até o final do consórcio.

Fazer um Financiamento é bom?

Muitas pessoas preferem pagar um pouco a acima do valor do consórcio, porem obter seu veiculo com rapidez já que precisam para trabalhar ou outro objetivo, nesses casos é preciso analisar a compra por financiamento.

A financiadora libera o valor para compra imediata para seu novo veiculo, muitas vezes é preciso ter um valor para entrada, porem não é uma regra para essa modalidade.

Conforme o valor a ser financiado juntamente com o prazo para pagar, o preço pode aumentar bastante, ficando um pouco salgado, a pessoa pagará parcelas mensais a financiadora até a quitação total do bem.

Após o pagamento total o veiculo será transferido para o nome do usuário, sim até a quitação será um bem da financiadora.

É preciso analisar qual modalidade para compra a ser escolhido, se o valor a pagar importa, como também quando obterá seu veiculo e outras razões, tudo tem que ser levado em consideração.


Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *